sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Concurso de criação de aplicativos com alunos da rede pública


UFOPA promove concurso de criação de aplicativos com alunos da rede pública




UFOPA promove concurso de criação de aplicativos com alunos da rede públicaAlunos do ensino fundamental e professores da Rede Municipal de Ensino de Santarém (PA) participam da oficina de desenvolvimento de aplicativos com educadores da Fábrica de Aplicativos, nesta quinta e sexta-feira, 2 e 3 de outubro, como preparação para o 1º Concurso de Criação de Aplicativos Interescolas da região, cujo objetivo é incluir os participantes no mundo digital móvel, permitindo que eles atendam a demandas locais, por meio da construção de aplicativos.

A oficina foi dividida em três módulos: Descobrimento, Conhecimento e Realização - para apresentar o movimento mobileno mundo, o crescimento do cenário no Brasil e o desenvolvimento ativo do aplicativo por meio da plataforma gratuita da empresa. Promovido pela Fábrica de Aplicativos, plataforma de criação de aplicativos mais fácil e acessível do mercado, em parceria com o Projeto de Mídias Eletrônicas da UFOPA e a Secretaria Municipal de Educação de Santarém, o concurso pretende desenvolver alunos e professores da rede Municipal de Santarém quanto ao uso da tecnologia móvel. “A missão do Mídias Eletrônicas é difundir a tecnologia nas escolas públicas de Santarém e nós queremos plantar uma semente para que eles possam despertar para o fato de que podem ser, além de consumidores, também produtores de tecnologia”, ressalta o coordenador do projeto Mídias Eletrônicas, Prof. Enoque Alves, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da UFOPA.
“Com o evento, ta
nto professores quanto alunos poderão conhecer e usufruir de uma nova tecnologia para potencializar o estudo e aprendizado, diminuindo o gapgeracional entre eles, trazendo inovação para o processo educacional e agregando competências do século XXI”, afirma o gestor socioeducacional da empresa, Evandro Ariki. “Desde o início da parceria, tínhamos o sonho de realizar este concurso com jovens da Rede Municipal de Educação de Santarém, bem como potencializar educadores para o uso de tecnologias no processo educacional”, acrescenta Ariki.
Sobre a Fábrica de Aplicativos - Criada em 2011 como Universo.mobi, a empresa passou por um processo de aceleração, mudando, em 2013, para Fábrica de Aplicativos, plataforma de criação de aplicativos mais fácil e acessível do mercado. Fundada por Guilherme Santa Rosa, a empresa recebeu dois aportes: um da MoWa, no valor de R$ 1 milhão, e outro da Finep, no valor de R$ 1,1 milhão. A empresa espera fechar 2014 com 200 mil aplicativos desenvolvidos e 1 milhão de acessos por mês nos apps criados. Para atender a demandas de escolas municipais, estaduais e ONGs, a Fábrica de Aplicativos oferece um programa denominado Fábrica Grants, em que, após o preenchimento de um formulário e aprovação do mesmo, são disponibilizadas contas “Especiais” para uso socioeducacional da ferramenta gratuitamente.
Comunicação/UFOPA, com informações da Fábrica de Aplicativos
3/10/2014


Fonte: http://www.ufopa.edu.br/noticias/2014/outubro/ufopa-promove-concurso-de-criacao-de-aplicativos-com-alunos-da-rede-publica

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014


Alunos de 70 escolas municipais de Santarém, apresentaram na sexta-feira (12), na escola Padre Manoel Albuquerque, vídeos feito por eles relatando problemas encontrados no dia a dia na cidade.
O projeto de curta-metragem teve o objetivo de estimular o senso crítico e cidadão dos estudantes, mobilizando alunos de várias escolas para mostrar as dificuldades percebidas por eles no município. Cada turma das 70 escolas participantes produziu um filme curto sobre determinado tema. “Tudo isso é para contribuir com a aprendizagem deles, com o aprimoramento desse conhecimento pois esse é o nosso papel”, destaca a coordenadora do núcleo de informática da Semed, Patrícia Sá.
Em um dos vídeos, com duração de três minutos, os alunos mostram a revolta com o lixo na praia. Para produzir o curta, eles participaram de todo o processo, se tornado até personagens da história. “A comunidade estava suja e decidimos limpara  a comunidade” relata o estudante da escola Santa Maria, João Batista Santos.
Objetivo do projeto é estimular o senso crítico e cidadão dos alunos (Foto: Reprodução TV Tapajós)Objetivo do projeto é estimular o senso crítico e
cidadão dos alunos (Foto: Reprodução TV Tapajós)
Meio ambiente, drogas, trânsito  e redes sociais marcaram o momento de troca de conhecimento entre as centenas de pessoas. Outro grupo de alunos fez um vídeo mostrando a dificuldade enfrentada diariamente nas ruas da cidade.“Sensibilizar os alunos para se conscientizar mais no trânsito, e até mesmo os motoristas para que tenham mais cuidado”, explica a estudante Geovana de Sousa.

Fonte: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/12/projeto-apresenta-videos-criados-por-alunos-de-escolas-municipais.html


Veja o curta da Escola Municipal Paulo Rodrigues do Santos >>


Mais Curtas das Escolas Municipais ---- Veja >>>>

Escola Santo Antonio - Com. Jacamim















Escola Padre manuel Albuquerque




Escola Irmão Leodgard



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

HagáQuê Software Educacional


Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros. Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.