quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Professora Adna Viana participou do V Fórum da Internet no Brasil em Salvador - BA


O V Fórum de Internet no Brasil trouxe a mesa de discursão este ano temáticas variadas e de interesse público. Foi mega interessante toda a programação com destaque ao Painel de abertura Evolução da Governança da Internet: Empoderando o desenvolvimento sustentável. O evento estava organizado em quatro trilhas temáticas. Veja abaixo uma síntese da Trilha 1 - DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL com a participação de Maria Helena Bonilla (Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia - UFBA); Bruno Magrani (Facebook); Karina Menezes (Raul Hacker Club) e Jefferson DAvila de Oliveira (Secretário de Inclusão Digital - Ministério das Comunicações)
Na plenária Inclusão Digital a professora Maria Helena Bonilla abordou três desafios para a inclusão digital:
1º Desafio Conceitual: esse desafio perpassa pela dificuldade de definição do conceito “O que é inclusão digital?” Se incluir é colocar dentro do modelo devemos nos perguntar “Qual modelo? O que já está posto?” Mas esse modelo de inclusão é excludente. Portanto a inclusão deve ser vista como movimento, pois agrega os interesses de toda a sociedade.
2º Desafio do Acesso: tanto de equipamentos, de dispositivos e acesso a rede. Deve-se respeitar o direito do cidadão a comunicação por viabiliza-la a todos, mas conforme estatística mais de 50% da população brasileira não tem acesso à internet. Além disso, nos deparamos com os problemas de conexão nas escolas apesar da implantação de programas de banda larga em tais espaços públicos. Precisamos pensar em conexões aberta a todos e tais conexões precisam extrapolar os muros da escola.
3º Desafio: a formação para além do uso instrumental da internet, precisamos pensar o que é mesmo digital e quais são as suas possibilidades. Modelos dos bens culturais, interesses e movimentos do mercado de soffetes. Conhecer as políticas públicas da área, quem comanda o contexto digital? Essas foram algumas de inúmeras discussões sobre a inclusão digital. Quem desejar ter mais informações é só acessar o site



Nenhum comentário:

Postar um comentário